Uma nova forma de despertar

Receba Informação quando estiver perto
![Push-notification-(Android)-[remix].gif](https://static.wixstatic.com/media/a23d1f_087a89de7fb842bc9d9177bde71eced9~mv2.gif)
-
Contexto
Quando a rotina e o deslocamento pesam no dia a dia de um pessoa
Esse projeto foi desenvolvido para ajudar pessoas que dormem ou tiram cochilo em transportes públicos e acabam somente acordando no ponto ou estação final dos seus respectivos transportes.
-
O Desafio do projeto
Evitar que os usuários sofram de ansiedade, problemas físicos e financeiros de forma antecipada
Usuários possam descansar nos transportes públicos de forma despreocupada
Ofereça informações seguras sobre aproximação do seu destino final
Produtos que sejam flexível e adaptável às rotinas do usuário
-
Processo
Para desenvolver este aplicativo, foi aplicado o processo do Duplo Diamante, composto por quatro fases: Descobrir (Discovery), Definir, Desenvolver e Entregar. Esse método permite mapear os momentos de divergência e convergência ao longo do projeto, facilitando tanto a evolução do design quanto a resolução do problema identificado.

-
Discovery
Na primeira fase, foram aplicados métodos como desk research, análise de concorrentes, questionário online(survey) e entrevistas com usuários. Essas abordagens permitiram identificar as necessidades do público-alvo e gerar insights para o desenvolvimento das ideias iniciais.
Atalho rápido para acessar as pesquisas:
Desk Research
Para iniciar o projeto e compreender melhor os usuários que adormecem em transportes públicos, realizei uma pesquisa inicial reunindo dados e informações de diversas fontes, como jornais, sites e artigos. Essa análise permitiu extrair insights valiosos e formular as primeiras hipóteses sobre o tema.
Principais pontos encontrados:
Mulheres e jovens representam a maior parte dos usuários do transporte público.
O usuário dedica uma parte significativa do seu tempo ao deslocamento entre casa, trabalho ou local de estudo.
Dormir em transporte público não proporciona um descanso adequado ao usuário
O ônibus é o meio de transporte mais utilizado pela população.
Expandir pesquisa Desk Research
Análise de competidores
Após a análise inicial na Desk Research foi realizada uma avaliação dos concorrentes para identificar boas e más experiências já presentes no mercado. Foram identificados dois concorrentes diretos: Não Durma no Ponto e Napalm.
Principais pontos encontrados:
Não conseguir modificar informações dos locais escolhidos
Dificuldade de ver o local de chegada
no mapa
Design visual confuso
Os avisos para os usuários são feitos por vibrações, notas e som(alarme).
Navegação pouco intuitiva para iniciantes
Dificuldade de ver o local de chegada
no mapa
Expandir Análise de Competidores
Questionário online - Survey
Com base nas análises e insights iniciais da desk research e da análise de competidores, elaborei um questionário online para entender como cochilar ou dormir no transporte público impacta a rotina dos usuários, com o objetivo de identificar padrões e comportamentos que possam aprofundar a compreensão sobre o problema.
Principais pontos encontrados:
Os cochilos acontecem mais quando o usuário está indo para o trabalho ou estudo.
Os passageiros contam com a sorte ou empatia de outros passageiros para
serem acordos
para os passageiros é perder o horário de compromissos, principalmente o horário do trabalho.
Para retornar ao ponto certo, os usuários pegam o transporte retornando ou
voltam andando.
Estrutura do Questionário online

Expandir resultados Survey
Entrevista com usuário
Para aprofundar a compreensão sobre o problema, foram realizadas entrevistas remotas com cinco pessoas. O objetivo foi entender as razões e os processos por trás dessa questão, ouvir suas opiniões e descobrir como isso impacta sua rotina.
Principais pontos encontrados:
O momento em que gera mais ansiedade e estresse durante a sua viagem, é na hora de descer do transporte público
Os cochilos acontecem mais quando o usuário está retornando do trabalho
ou estudo
Os usuários utilizam de referências visuais para saber se estão na rota
certa ou não
Perder o ponto pode gerar medo, ansiedade, estresse e desesperos em alguns usuários
A rotina do usuário é um grande fator para a ocorrência de cochilo nos transportes públicos
Estrutura da Entrevista com usuário

Expandir resultados da entrevista com usuários
-
Definição
Após a fase de pesquisa e a geração de diversos insights sobre o problema, agrupei as informações por meio de um mapa de afinidades. Em seguida, para priorizar e direcionar a criação dos recursos do projeto, utilizei a matriz de Impacto x Esforço. Com base no critério de alto impacto e baixo esforço, selecionei os recursos a serem priorizados na fase de desenvolvimento.
Matrix esforço X Impacto

-
Desenvolvimento
Nessa fase do projeto, iniciei o processo de geração de ideias com base na priorização de recursos realizada na etapa anterior. Para isso, elaborei esboços das telas principais que comporiam o fluxo de ação do usuário dentro do app. Comecei utilizando sketches para criar wireframes de baixa fidelidade, e, a partir dessa base, evoluí para wireframes de média fidelidade, refinando cada vez mais o layout e a interação."
Sketches

Para ajudar o usuário a acordar a tempo de descer, projetei uma estrutura de alertas progressivos que informa a distância restante até o ponto escolhido. Essa abordagem visa alertá-lo caso ele adormeça novamente ou comece a cochilar, evitando que ele se sinta preocupado, estressado ou ansioso sobre acordar a tempo e não perder a parada.

-
Raio exterior: é o raio mais longe do destino e por isso é o maior raio entre os três.
-
Raio Intermediário: está localizado entre o o raio exterior e o raio interior.
-
Raio Interior: é o raio que está mais perto do destino. E por conta disso, é o mais problemático, pois se o usuário ainda não for acordado pode perder o ponto.
Wireframes de média fidelidade

Guia de estilo

-
Entrega
Após definir a estrutura e os elementos que fariam parte da interface do aplicativo, avancei para a criação e desenvolvimento dos wireframes de alta fidelidade, que seriam posteriormente avaliados em uma sessão de testes de usabilidade.
Wireframes de alta fidelidade


Teste de Usabilidade
Para validar os wireframes de alta fidelidade, realizei estudos de usabilidade com usuários, a fim de identificar possíveis erros, explorar novas funcionalidades, avaliar a navegação no aplicativo e entender melhor o comportamento dos usuários ao interagir com o produto.
Principais pontos encontrados:
sentiram falta de informações de como funciona os recursos, anteriormente.
o nome “raio” causou confusão
os sub-raios causarão confusão no que diz funcionalidade
ícone do usuário muito pequeno no mapa
hierarquia de informação feita com os ícones e tipografia foi facilmente compreendida pelos usuários.
Estrutura do teste de usabilidade

Expandir resultados do Teste de Usabilidade
Com base nos resultados dos testes de usabilidade, priorizei as melhorias utilizando o formato 'now, next e later'. Além de focar nas funcionalidades principais, essa abordagem me permitiu criar um backlog para as futuras atualizações do aplicativo.

Aplicando as principais modificações

Raio -> Distância
Substituí o termo 'raio', que causou maior confusão entre os usuários nos testes de usabilidade, por 'distância', um termo mais amplamente reconhecido e compreendido pelas pessoas.
Mais saturação nas cores das distâncias
Para melhorar a percepção das distâncias no aplicativo, foi aplicada uma maior saturação nas cores, tornando-as mais vibrantes e visíveis. Essa alteração facilita a identificação das diferentes faixas de distância, melhorando a experiência do usuário e ajudando na compreensão rápida e intuitiva da informação


localizador do usuário
O usuário consegue visualizar e identificar seu avatar no mapa em tempo real.
Para melhorar a percepção das distâncias no aplicativo, foi aplicada uma maior saturação nas cores, tornando-as mais vibrantes e visíveis. Essa alteração facilita a identificação das diferentes faixas de distância, melhorando a experiência do usuário e ajudando na compreensão rápida e intuitiva da informação
-
Conclusão
Lições aprendidas:
Documentar o processo de forma contínua é uma prática fundamental para garantir que todas as etapas do projeto sejam planejadas com clareza e organizadas adequadamente. Isso permite que se tenha uma visão geral do progresso, facilita ajustes durante o desenvolvimento e assegura que as decisões tomadas sejam bem fundamentadas
A priorização de recursos foi essencial para direcionar os esforços para as funcionalidades que poderiam ser entregues dentro do prazo estabelecido, garantindo que os aspectos mais importantes fossem atendidos primeiro.
Além disso, essa priorização contribuiu para a criação de um backlog bem estruturado, que servirá como base para as futuras atualizações e
melhorias do aplicativo.
Realizar pesquisas constantes ao longo do projeto é fundamental para validar ideias, entender as reais necessidades dos usuários e garantir que as soluções propostas sejam realmente eficazes. A pesquisa contínua não só proporciona insights valiosos sobre o comportamento e as expectativas dos usuários, mas também ajuda a minimizar riscos e a tomar decisões mais informadas.



